Outros blogs:
Religião:
http://medita-na-palavra.blogspot.com.br/
Conhecimentos Geraiss:
https://meuaprendizadoglobal.blogspot.com/
Inglês:
http://inglesdenisemardegan.blogspot.com.br
sábado, 29 de dezembro de 2012
Psicologia e Aprendizagem - O Desenvolvimento Moral segundo Piaget
Para Piaget
o Desenvolvimento Moral é dividido em 3 fases (anomia, heterônoma,
autônoma). Essas fases se sucedem sem constituir estágios propriamente
ditos. Vamos encontrar adultos em plena fase de anomia e muitos ainda na fase de
heteronomia. Poucos conseguem pensar e agir pela sua própria cabeça, seguindo
sua consciência interior.
ANOMIA
HETERONOMIA
AUTONOMIA
A: negação NOMIA: regra,
lei
A lei, a regra vem do
exterior, do outro
Capacidade de governar a si
mesmo
Desenvolvimento Moral - Anomia
Geralmente a moral não se coloca, com as normas de conduta sendo determinadas
pelas necessidades básicas. Porém, quando as regras são obedecidas, são seguidas
pelo hábito e não por uma consciência do que se é certo ou errado. Na fase de
anomia, natural na criança pequena, ainda no egocentrismo, não existem
regras e normas. O bebê, por exemplo, quando está com fome, chora e quer ser
alimentado na hora. As necessidades básicas determinam as normas de conduta. No
indivíduo adulto, caracteriza-se por aquele que não respeita as leis, pessoas,
normas. Na medida em que a criança cresce, ela vai percebendo que o "mundo" tem
suas regras. Ela descobre isso também nas brincadeiras com as criança maiores,
que são úteis para ajudá-la a entrar na fase de heteronomia.
Desenvolvimento Moral - Heteronomia
Há apenas o respeito à autoridade. Não há consciência, nem reflexão, apenas
obediência.
O certo é o cumprimento da regra e qualquer interpretação diferente desta não
corresponde a uma atitude correta. Um homem pobre que roubou um remédio da
farmácia para salvar a vida de sua esposa está tão errado quanto um outro que
assassinou a esposa, seguindo o raciocínio heteronômico.
A responsabilidade pelos atos é avaliada de acordo com as conseqüências
objetivas das ações e não pelas intenções. O indivíduo obedece as normas por
medo da punição. Na ausência da autoridade ocorre a desordem, a indisciplina.
Desenvolvimento Moral - Autonomia
Legitimação das regras. Aqui o indivíduo adquire a consciência moral, possui
princípios éticos e morais. Na moralidade autônoma, o indivíduo adquire a
consciência moral. Os deveres são cumpridos com consciência de sua necessidade e
significação. Possui princípios éticos e morais. Na ausência da autoridade
continua o mesmo. É responsável, auto-disciplinado e justo. A responsabilidade
pelos atos é proporcional à intenção e não apenas pelas conseqüências do ato.
O respeito a regras é gerado por meio de acordos mútuos. É a última fase do
desenvolvimento da moral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário