1. Como é organizada a Prova do Enem?
2. Cite conceitos chaves que integram as dimensões do SINAES.
3. Como é realizado, no ENEM, a comunicação dos resultados?
4. Quais as dimensões do SEAB? Oque é SINAES? Qual o principal objetivo do SINAES?
Estas são alguns das perguntas que pode cair no Prova N1 do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UNICID. Não use como cola. Use como apoio de estudo.
MODULO 10
*Comente
sobre o compromisso da avaliação é com a qualidade.
**A
qualidade não se refere apenas aos produtos e serviços mais aparentes, e neste
reside a grande complexidade da avaliação. Comente esta afirmativa do ponto de
vista da
avaliação da educação.
***Como
você explica a relação entre avaliação e qualidade da educação da
escola?
R
1 -
A qualidade educativa é sempre concernida pela qualidade social. Deve ser
avaliada em relação ao seu compromisso com a formação plena. Constituidora de
humanidade, ações efetivas como práxis social/pedagógica. A qualidade voltada
para a formação plena do ser humano como cidadão
R2 - A qualidade deve ser compreendida nos dinamismos das ações educativas que buscam a realizações de um conjunto de propostas e compromissos que no interior das instituições educacionais se articulam e se organizam em formas e conteúdos, mais ou menos coerentes, para a formação plena do ser humano como cidadão. |
A
avaliação da educação configura-se como vetor estruturante de
políticas
publica. Comente.
R Nas políticas
publicas de avaliação temos o SAEB, ENEM, SINAES que são varias expressões
destes poderes nas definições curriculares nos critérios de avaliação
institucional ou para ingresso no próprio mercado de trabalho. Os órgãos
gerenciadores das políticas publicas, de avaliação já reconhecem
a
necessidade de cada estado e município organizar processo de avaliação que possam interagir com a realidade das escolas. Temos que criar uma nova cultura de avaliação que inclua ao invés de excluir.
Não se deve esquecer
que o processo avaliativo em qualquer situação ele tem por objetivo continuar
com ações que dão certo e melhorar ou simplesmente criar novas estratégias para
que o objetivo seja alcançado.
RESP. 02 – O debate
sobre a centralidade, que a avaliação vem ocupando na elaboração de políticas
publicas de educação, ganha força nas sociedades, contemporâneas, em especial,
quando, como ação politica, transforma-se em estratégia de gestão, não só para a
educação, mas também para o mercado.
|
A
avaliação da educação configura-se como vetor estruturante de politicas
públicas?''comente'' está presente nos
cenários nacionais e internacionais e se constitui não só como uma estratégia
política de gestão de um projeto educacional localizado no país, estado,
município, mas também como vetor estruturante de políticas públicas,
diretamente articuladas a um projeto maior de sociedade.
|
A decisão
coletiva de construir uma proposta pedagógica democrática, pautada na ética
da libertação (Dussel) e na ética universal do ser humano (Freire),
exige dos educadores que discutam a questão da avaliação.
|
Isso significa que a
avaliação: crítica deve integrar-se ao cotidiano da escola, fazendo parte da
vida de cada educador e educando, orientando as práticas escolares em direção a
um projeto emancipador de sociedade e de escola.
|
A lógica
objetivista, que vem predominando nos sistemas de avaliação adotados por
diferentes países e, em especial no Brasil, tem revelado, predominantemente,
preocupações crescentes com a qualidade do ensino e com a adoção de sistemas de
medida de qualidade que permitem uma melhor aplicação de recursos. Na visão dos
educadores críticos, isso significa:
Restringir o conceito de
qualidade de educação a aplicação de recursos em detrimento de uma concepção de
qualidade comprometida com a cidadania e democratização social.
|
A questão
da ética é fundamental nos debates sobre a recriação da escola e da avaliação
numa perspectiva democrática. Dois autores nos auxiliam nesse estudo: Enrique
Dussel e Paulo Freire. Entre suas várias contribuições, podemos destacar a
discussão sobre:
A construção de uma
ética do ponto de vista dos povos oprimidos, que defenda a afirmação total da
vida humana e a educação libertadora como um direito universal do ser humano.
|
A
variabilidade didática deve garantir aos professores e alunos uma vivência de
múltiplas possibilidades de ensino e de aprendizagem. Os alunos precisam poder
se expressar de diferentes modos para comunicar o seu processo de aprendizagem.
Quais dos instrumentos abaixo podem contribuir qualitativamente para essa
proposta educativa?
As fichas de
observação e os pareceres descritivos, construídos em parceria com educadores e
seus educandos, apresentando o detalhamento crítico do processo de
aprendizagem.
|
Apresente
3 indicadores de democratização da escola, colocando em xeque as relações entre
professores e professoras na organização do trabalho pedagógico.
|
Apresente
a razão pela qual os órgãos gerenciadores de políticas públicas de avaliação
querem ampliar o dialogo entre avaliações nacionais e locais.
Que cada estado e
município organizem processos de avaliações que possam interagir com a realidade
das escolas, pois quem elabora essas avaliações não enfrentam o cotidiano da
escola, para que não tenha exclusão e sim a inclusão.
RESP 02 - a
necessidade de cada estado e município organizar processos de avaliação que
possam interagir com a realidade das escolas, para que se amplie o diálogo entre
as avaliações nacionais e as locais.
RESP 03 - Uma razão é
criar uma nova cultura de avaliação onde ao invés de excluir, emancipe,
exercendo a autonomia e estimulando a participação e o diálogo franco, aberto e
crítico. As escolas precisam se organizar para que a forma de avaliação não
cause a exclusão de alguns alunos e sim que possa haver a inclusão.
|
Apresente
duas questões apresentadas por Perrenoud, relativas á avaliação
formativa.
A utilização de
procedimentos avaliativos como: identificação dos erros, sugestões e
contrassugestões, explicações complementares, revisão das noções de base,
trabalho sobre o sentido da tarefa ou a autoconfiança. Uma avaliação formativa
ajuda o aluno a aprender e o professor a ensinar.
O uso do contrato didático.
RESP
02:
Principalmente com as discussões sobre a construção do êxito e do fracasso
escolar, pedagogia diferenciada e competências e habilidades desde a
escola.
RESP
03:
Mudar a avaliação é fácil de dizer e tentativas são feitas, mas o difícil mesmo
é permitir que mexam na minha avaliação; A questão central é a natureza das
mudanças que devem ocorrer na escola nos processos educativos dentro e fora da
instituição, na própria sala de aula.
|
Apresente,
pelo menos, 3 indicadores da avaliação no processo de recriação da escola
democrática:
Ser orientadas pelo
coletivo da escola, ser dinâmica, articuladora e integrativa.
RESP. 02: ser
democrática, fundar-se em princípios dialógicos, ser inclusiva.
|
Cite
quais conceitos chave integram as dimensões do SINAE?
Integração,
articulação e participação.
Resp 02: a integração
das dimensões internas e externas, particular e global, somativo e formativo,
articulador:O Sistema de Avaliação deve articular, de forma coerente,os
objetivos.
participação: Sistema
de Avaliação é uma construção a ser assumida com a participação coletiva para as
tomadas de decisão de caráter político.
|
Comente
sobre a possibilidade de investimento na formatividade da avaliação.
Poderia haver a
possibilidade de investimento, na criação de espaços de discussão, reflexão e
pesquisa na escola. A construção de práticas coletivas e dialógicas entre os
professores. Uma democratização dos currículos escolares.
A avaliação formativa
constrói-se num processo compartilhado, dialógico e formativo por excelência,
tanto para professores como para os alunos, e isso toca numa questão política de
organização da escola, de gestão de políticas publicas de educação:
curriculares, de avaliação, entre outras.
RESP
02:
A certificação é parte da proposta educacional e deve ser regida pelos
princípios que a escola assumiu, poderia haver a possibilidade de investimento,
na criação de espaços de discussão, reflexão e pesquisa na escola. A construção
de práticas coletivas e dialógicas entre os professores. Uma democratização dos
currículos escolares.
|
Como é
feita a avaliação do desempenho dos estudantes?
Cada prova tem um
valor de referência de 100 pontos. O participante receberá duas notas globais,
uma para a parte objetiva e outra para a redação. Receberá, também, uma nota e
sua interpretação para cada uma das cinco competências avaliadas, nas duas
partes da prova.
|
Como é
organizada a prova do ENEM?
A prova do Enem
começa com um questionário socioeconômico que precisa ser preenchido no ato da
inscrição. A prova é realiza em duas etapas, a primeira é uma prova de múltipla
escolha e a segunda etapa é uma redação sobre um tema social ou da atualidade. A
prova envolve várias áreas do conhecimento e as questões são organizadas tendo
como referência uma matriz de competências e não por
disciplinas
|
Como é
realizado o ENEM a comunicação dos resultados dos alunos?
Após feitas as
devidas análises os resultados são comunicados individualmente, por
correspondência a cada participante.
|
Como
podemos entender a afirmação de Arroyo (2000) "Pensar a escola para além do
fracasso ou sucesso escolar"?
Para Arroyo é
fundamental que a função da escola seja de formadora de humanidade, ela precisa
ser avaliada em relação ao seu compromisso com a formação plena, e para isso é
preciso muito mais do que um olhar técnico e sim posicionamentos políticos e
éticos. A avaliação deve ser inclusiva e lidar com a diversidade, consolidar a
prática democrática sem desconhecer que o conhecimento tem, atualmente, papel
estratégico na sociedade.
RESP
02 -
a função da escola é fundamental que seja de formadora de humanidade, ela
precisa ser avaliada em relação ao seu compromisso com a formação plena, e para
isso é preciso um posicionamento políticos e éticos. A avaliação deve ser
inclusiva e lidar com a diversidade, com a prática democrática.
|
Como você
explica a relação entre avaliação e qualidade da educação/da
escola?
Embora a resposta
seja pessoal, espera-se o destaque de alguns aspectos. O compromisso com a
qualidade não apenas estabelecido em parâmetros quantitativos (ou de
resultados), mas com a qualidade social. Este tipo de avaliação deve contemplar
o dinamismo da ação educativa, complementar ao dinamismo da sociedade em si. A
construção de um conceito de qualidade no seio da própria instituição escolar. A
qualidade voltada para a formação plena do ser humano como cidadão.
|
Considerando
o PPP (projeto político-pedagógico) da escola, procure definir como os
professores podem participar da construção do mesmo.
Na
participação Coletiva, envolvendo os demais professores e os outros segmentos da
escola; o cuidado com a instituição escolar e a coisa pública; a ética como
princípio de atuação profissional; a participação baseada na democracia e no
diálogo; a superação do conservadorismo e a criação da práxis transformadora; o
respeito à autonomia e à dignidade individual e coletiva, a articulação do
projeto político-pedagógico com a realidade e os movimentos sociais; a
transformação da escola em centro cultura de articulação social, entre
outros.
Nota grupo via
facebook: Prazeres De Sousa
Nunes - PROJETO POLÍTICO
PEDAGÓGICO (PPP)
- É projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo. - É político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir. - É pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem. Ao juntar as três dimensões, o PPP ganha a força de um guia - aquele que indica a direção a seguir não apenas para gestores e professores mas também funcionários, alunos e famílias. Ele precisa ser completo o suficiente para não deixar dúvidas sobre essa rota e flexível o bastante para se adaptar às necessidades de aprendizagem dos alunos. Por isso, dizem os especialistas, a sua elaboração precisa contemplar os seguintes tópicos: - Missão - Clientela - Dados sobre a aprendizagem - Relação com as famílias - Recursos - Diretrizes pedagógicas - Plano de ação Por ter tantas informações relevantes, o PPP se configura numa ferramenta de planejamento e avaliação que você e todos os membros das equipes gestora e pedagógica devem consultar a cada tomada de decisão. Portanto, se o projeto de sua escola está engavetado, desatualizado ou inacabado, é hora de mobilizar esforços para resgatá-lo e repensá-lo. "O PPP se torna um documento vivo e eficiente na medida em que serve de parâmetro para discutir referências, experiências e ações de curto, médio e longos prazos”, diz Paulo Roberto Padilha, diretor do Instituto Paulo Freire, em São Paulo. Projeto Político Pedagógico: ação intencional. Compromisso sócio-político no sentido de compromisso com a formação do cidadão, para um tipo de sociedade e Pedagógico: no sentido de definir as ações educativas e as características necessárias às escolas para que essas cumpram seus propósitos e sua intencionalidade” PPP - É um conjunto de princípios que norteiam a elaboração e a execução dos planejamentos, por isso, envolvem diretrizes mais permanentes, que abarcam conceitos subjacentes à educação: - Conceitos Antropológicos: (relativos à existência humana) - Conceitos Epistemológicos: aquisição do conhecimento - Conceitos sobre Valores: pessoais, morais, étnico... - Político: direcionamento hierárquico, regras... PPP - É ele que indicará a direção, o norte, os rumos da escola. Retrata a cara da escola, sua identidade como é compreendido por OLIVEIRA (1990). O projeto pedagógico da escola é, por isso mesmo, sempre um processo inconcluso, uma etapa em direção a uma finalidade que permanece como horizonte da escola. |
Descreva
uma competência avaliada no ENEM.
Dominar a norma culta
da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e
científica.
|
Descreva
uma prática avaliativa que, de algum modo, contribua para a ética universal do
ser humano e para a recriação da escola numa perspectiva
democrática.
O aluno pode
descrever qualquer prática avaliativa em que estejam presentes os cuidados com a
ética, as práticas educativas libertadoras e de combate à exclusão, os
procedimentos democráticos, a preocupação efetiva com a aprendizagem, a
participação ativa dos alunos no processo avaliativo, a inserção de práticas que
levem à problematização e à transformação, entre outras características.
|
Descreva
uma prática educativa em que o educador possa contribuir para a construção de
uma escola democrática.
Adequar o currículo,
articulando os conteúdos e as práticas pedagógicas à realidade dos educandos,
garantindo a participação de todos os envolvidos no processo e transformando a
escola em núcleo de aprendizagem e de produção de novos conhecimentos.
|
É grande
a polêmica entre a utilização de notas ou de conceitos. Discuta a questão,
expondo a sua opinião.
As notas permitem
precisão e confiabilidade da avaliação. A avaliação por conceitos também é
precisa e confiável. O aluno será avaliado fora da escola, no cotidiano, e
sujeito a classificações.
Os conceitos amenizam
a frustração do insucesso, pois permitem intervalos avaliativos mais amplos. O
uso de notas limita a subjetividade do professor, tornando a avaliação mais
precisa. A utilização de conceitos facilita a elaboração de pareceres
avaliativos, em vez da mera atribuição de um grau numérico.
|
É
possível reforçar uma pedagogia autoritária por meio da avaliação da
aprendizagem?
Muitas escolas
continuam reforçando uma pedagogia autoritária, colocando nas mãos dos
professores a decisão pela aprovação ou reprovação do educando excluindo os do
direito de participar do seu processo de aprender e avaliar. Isto também
acontece com os professores, quando são submetidos a um processo de
avaliação.
|
Em 1996,
o MEC implantou o Exame Nacional de Cursos, mais conhecido como Provão, que
constituía-se de uma prova escrita de conhecimentos referentes à área do curso
avaliado, realizada no último ano/período da graduação dos mais diversos cursos
do país. Havia ainda um questionário - pesquisa a ser respondida pelo aluno com
relação à organização curricular, ao corpo docente, à qualidade dos laboratórios
e outras condições oferecidas pelos respectivos cursos, assim como dados sobre o
perfil socioeconômico e cultural dos futuros profissionais. Era feita também uma
análise das condições de oferta dos cursos de graduação, in loco, por uma
comissão de especialistas, procedimento complementar previsto na legislação
envolvendo a qualificação dos docentes, organização didático-pedagógica e suas
instalações, tanto as físicas em geral, quanto as especiais, tais como
laboratórios, equipamentos e bibliotecas. Esses três procedimentos, em seu
conjunto, embasavam a avaliação do ensino da graduação por curso, constituindo
os indicadores para a avaliação do desempenho individual das instituições de
Ensino Superior. Em 2003, o Ensino Superior no Brasil passou a ser avaliado de
uma outra forma que busca assegurar, entre outras coisas, a integração das
dimensões internas e externas, particular e global, somativa e formativa,
quantitativa e qualitativa e os diversos objetos e objetivos da
avaliação.
Essa nova forma de
avaliação é chamada de Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior
(Sinaes)
|
Esperança
e ética crítica, de mãos dadas, criam possibilidades de avaliar o mundo, a nossa
existência no mundo, e nos mobilizam para enfrentar questionamentos que são
essenciais. Entre estes, uma questão indispensável é: Como recriar a escola
numa perspectiva democrática?
|
Exemplifique
os motivos pelos quais se pode afirmar que a avaliação da aprendizagem orienta o
currículo e a prática pedagógica da escola
A avaliação que
garante a participação e o diálogo crítico fundamenta a reorientação curricular
e a reconstrução de práticas pedagógicas numa perspectiva emancipadora.
|
Explique
a avaliação como integradora da unidade dinâmica e dialética da
reflexão-ação-reflexão?
A avaliação integra a
unidade dinâmica e dialética da reflexão-ação-reflexão: ela na prática é
transformadora, é desafiadora, É a ação colaborativa dos professores e alunos,
visando à compreensão do processo de aprendizagem e sua efetiva concretização.
|
Explique
a relação entre a qualidade da educação/ escola e a avaliação?
A qualidade
educacional em especial da escola deve ser avaliada em relação ao seu
compromisso com a formação plena de seus educandos, isto expresso em ações
afetivas-como práxis social/pedagógica.
|
Explique
os motivos pelos quais se pode afirmar que a avaliação da aprendizagem orienta o
currículo e a pratica pedagógica da escola.
A compreensão do
currículo como em constante construção não cristalizado e eterno. Os resultados
da avaliação auxiliam a problematização do currículo existente e provocam-lhe
mudanças, a avaliação fornece informações importantes para a formulação
curricular, qual a concepção de sociedade, quais os compromissos
pedagógico-sociais da escola com a formação plena de seus alunos e coma melhoria
da qualidade de vida da comunidade que esta inserida e outros. Colocam as claras
as contradições e os enfretamentos na construção do currículo.
|
Explique
qual a relação entre a avaliação emancipadora e a construção de um currículo
para uma escola democrática.
A avaliação
emancipadora é calcada em princípio que se recuperem o humano e os
possibilitando os alunos (as) possa compreender sua história como uma história
cultural e social. A ação pedagógica formadora emancipadora precisa garantir a
vez e a voz dos seus sujeitos. Nesta visão a avaliação contribui firmemente para
a construção de um novo currículo, de novos conteúdos, práticas de sala de aula,
projetos interdisciplinares, compromissos sociais.
|
Explique
qual a relação entre a avaliação emancipadora e a construção de um currículo
para uma escola democrática. ***
Avaliação
emancipadora é calcada em princípios que se recuperem, valorizando o ser humano.
O conhecimento pode ser compreendido sob duas lógicas: como regulação ou como
emancipação, baseada em princípios de solidariedade, de participação coletiva
nos processos de aprendizagem. Nesta visão a avaliação contribui firmemente para
a construção de um novo currículo, de novos conteúdos, práticas de sala de aula,
projetos interdisciplinares, compromissos sociais.
|
Formule 3
questões a respeito do SAEB, do ENEM e do SINAES. Uma questão para cada política
de avaliação. Qual o eixo central de cada pergunta. A visão social e política
das formas de avaliação e a real funcionalidade e importância da existência de
cada uma delas.
Esta resposta é
eminentemente pessoal. Pelo conteúdo da aula, espera-se que o aluno destaque,
nas problematizações, aspectos como: a dicotomia entre quantidade e qualidade,
objetividade e subjetividade da avaliação; o fato de serem avaliações de final
de processo e não longitudinais, formativas; a falta de democracia dos processos
avaliativos gerados fora da escola, à avaliação por resultados, a avaliação que
enfatiza o link custo-benefício; a falta de participação dos profissionais de
educação nestes processos.
As questões podem
destacar aspectos positivos destas políticas: a visibilidade social,
responsabilização, desenvolvimento de competência técnico-cientíica,
estabelecimento de parcerias, utilização de resultados para subsidiar a
formulação e gestão de políticas e projetos educacionais, o desenvolvimento e
aprofundamento da capacidade avaliativa das unidades gestoras do sistema
educacional; a regionalização e operacionalização do processo avaliativo, a
geração de informações sobre qualidade, equidade e eficiência da educação
nacional, de forma a permitir o monitoramento das políticas públicas
brasileiras, a realização da regulação avaliativa.
|
Freire
afirma que a avaliação vem sendo realizada por meios de metodos silenciadores vc
concorda? por que?
Assim como o aluno e
a aluna são considerados objetos da avaliação e não os seus próprios sujeitos,
os professores e as professoras são submetidos a esse mesmo processo.
|
Liste 3
(tres) indicadores da avaliação no processo de recriação da escola
democrática.
Alguns indicadores
possíveis são:
ser orientada pelo
coletivo da escola; ser dinâmica, articuladora e integrativa; ter caráter
permanente de projeto, numa orientação pró-ativa; caracterizar-se como “prática
pedagógica avaliativa”; promover a liberdade e emancipação; ser democrática;
fundar-se em princípios dialógicos; ser articulada ao projeto
político-pedagógico da escola; auxiliar na promoção da transformação social;
superar as contradições sociais;
ser inclusiva;
considerar a inovação e a modernização da sociedade.
|
Na Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei 5.692/71 pode-se perceber a
influência das concepções positivistas (objetivas) nas orientações relativas à
avaliação escolar, em especial na indicação de três modalidades de avaliação.
São elas?
Diagnóstica,
formativa e somativa.
|
Na
prática escolar, muitos professores justificam a necessidade de atribuição de
notas a partir da aplicação de provas e exercícios, afirmando que esses são os
meios mais adequados e justos para se avaliar turmas numerosas e para entregar
os resultados no prazo estabelecido pelas coordenações pedagógicas. Se esses
docentes compreendessem a diferença entre mensuração e avaliação e construíssem
uma perspectiva de avaliação formativa e emancipadora, provavelmente
constatariam que:
As provas escolares e
as notas estão sendo usadas para legitimar um modo de organização escolar
antidemocrático que dificulta a adoção de metodologias capazes de contribuir com
a aprendizagem dos alunos.
|
Nas
décadas de 1960 e 1970, predominou no Brasil uma concepção de avaliação
integrada à proposta curricular. Os professores deveriam elaborar, com clareza e
precisão, os objetivos do ensino, estabelecendo uma estreita relação entre os
objetivos comportamentais, os processos de ensino e a sistemática de avaliação.
Essa abordagem foi denominada de avaliação por: objetivos.
|
Nas
décadas de 1960 e 1970, predominou no Brasil uma concepção de avaliação
integrada à proposta curricular. Os professores deveriam elaborar, com clareza e
precisão os objetivos do ensaio estabelecendo uma estreita revelação entre os
objetivos comportamentais, os processos de ensaio e a
sistemática de avaliação. Essa abordagem foi determinada de avaliação
por:
Objetivos |
No
processo de (re) criação da escola substantivamente democrática, proposto por
Paulo Freire, há alguns processos que são essenciais. Observe com atenção os
processos descritos abaixo.
I. A
construção da escola baseada nos processos de diálogo e
conscientização.
II. A
construção do currículo como prática social de significação, articulando
conteúdos e práticas pedagógicas à realidade dos educandos.
III. A
seleção de professores com aprimorada formação inicial, para elevar a qualidade
do processo educativo.
IV. A
articulação com os movimentos sociais em programas, projetos, práticas
educativas de educação de jovens e adultos.
Sobre
eles podemos afirmar que são realmente essenciais: I, II e
IV
|
O aluno
tem direito de saber sua nota porque: dessa forma ele
compreenderá melhor o seu processo de aprendizagem, os acertos, erros e
equívocos, ganhando autonomia crítica na produção de novos conhecimentos.
|
O que
Arroyo (2000) quer dizer com a expressão: Pensar a escola para além do
fracasso e do sucesso escolar?
Para Arroyo é
fundamental a função da escola como “formadora” /constituidora de humanidade e
isto exige mais do que um olhar técnico e, sim posicionamento políticos e
éticos.
RESP. 02
APOSTILA: Para Arroyo é
fundamental a função da escola como “formadora/constituidora de humanidade” e
isto exige muito mais do que um olhar técnico e, sim posicionamentos políticos e
éticos. A avaliação deve ser inclusiva e lidar com a diversidade, consolidar a
prática democrática sem desconhecer que o conhecimento tem, atualmente, papel
estratégico na sociedade.
|
O que é
avaliação para ética?
A avaliação para
ética é uma avaliação emancipadora que se compromete com a qualidade social,
mantendo com firmeza e de forma crítica os pés no chão da
escola.
|
O que é
avaliação para ética?
um movimento -uma
pulsão vital – e a ética é para a avaliação, o seu fundamento e a finalidade de
sua existência – sua direção social.
|
--O
QUE É O ENEM?
-
Exame Nacional do Ensino MédioQUAL O PRINCIPAL OBJETIVO DO ENEM. exame
nacional do ensino médio,OBJETIVO....PRINCIPAL DE AVALIAR O O PERFIL DE SAIDA
DOS EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO POR MEIO DA AVALIAÇÃO DE
DESMPENHO POR COMPETENCIA
|
O que e o
Enem? Qual é o objetivo do Enem?
O ENEM
é o exame nacional do ensino médio e o objetivo principal do ENEM é avaliar o
perfil de saída dos egressos do ensino médio por meio de avaliação de desempenho
por competência.
|
O QUE É
SAEB? Qual o objetivo principal do SAEB?
Sistema
Nacional da Educação Básica, que tem como um de seus objetivos apoiar os
municípios estados e a União na formulação de políticas que visam a melhoria
da qualidade do ensino.
|
O que é
SAEB? Qual seu objetivo principal?
SAEB é o sistema
Nacional de Avaliação da Educação Básica, ele coleta informações sobre alunos,
professores e diretores e escolas públicas privadas em todo o Brasil, seu
principal objetivo é apoiar os municípios, estados e a União na formulação de
políticas que visam à melhoria da qualidade do ensino.
|
O que é
SINAES? Qual o principal objetivo dele?
SINAIS – Sistema
Nacional de Avaliação da Educação Superior e o seu principal objetivo é buscar
assegurar, entre outras coisas, a integração das dimensões internas e externas,
particular e global somativo e formativo, quantitativo e qualitativo e os
diversos objetos e objetivos da avaliação.
|
O que são
competências e habilidades?
Competência cognitiva
entende-se as modalidades estruturais da inteligência: ações, operações que o
sujeito utiliza para estabelecer relações com e entre objetos, situações,
fenômenos e pessoas que deseja m conhecer. As habilidades instrumentais
referem-se especificamente, ao plano do saber fazer e decorrem, diretamente, do
nível estrutural das competências já adquiridas e que se transformam em
habilidades.
|
O que são
critérios de avaliação classificatória. Quais as consequências de sua
adoção?Quando a avaliação
exerce função discriminatória classificatória. os vencedores seguem em frente e
os perdedores são reprovado pela escola e em muitos casos se evadem
consequência, a avaliação ao invés de ser estimulativa de aprendizagem,
transforma-se em bloqueio, em situações de desrespeito ao outro, de exclusão
social.
|
O que são
critérios de avaliação classificatória? Quais asconsequências de sua
adoção?
os condicionamentos
de classe social que se expressam na organização
do currículo, éramos
colocados todos diante de uma mesma régua – sob a justificativa de avaliar a
todos igualmente, com os mesmos instrumentos”. Neste jogo, os vencedores seguem
em frente e os perdedores são reprovados pela escola e, em muitos casos se
evadem.
|
O que
significam Saeb e Enem, respectivamente?
Saeb - Sistema
Nacional de Avaliação da Educação Básica e Enem - Exame Nacional do Ensino
Médio.
|
O que e
SINAIS? Qual é o principal objetivo do SINAES?
Sistema Nacional de
Avaliação da Educação Superior - e o seu principal objetivo é buscar assegurar,
entre outras coisas, a integração das dimensões internas e externas,
particular e global, somativo e formativo, quantitativo e qualitativo e os
diversos objetos e objetivos da avaliação. O Sistema de Avaliação deve
articular, de forma coerente, objetivos, metodologias, práticas, agentes da
comunidade acadêmica e de instancias do governo.
|
O Sistema
Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) utiliza descritores relacionados
com: "a modalidades estruturais da inteligência - ações e operações que o
sujeito utiliza para estabelecer relações com e entre os objetos, situações,
fenômenos e pessoas que deseja conhecer". Isso significa que os descritores
são:
Competências
cognitivas.
|
Para
Paulo Freire, não nascemos seres éticos. Os homens e as mulheres, na relação uns
com os outros e com o mundo, fazem-se seres éticos, e qualquer tipo de
desrespeito, agressão, descompromisso com a aprendizagem, a vida e a liberdade
do outro é denominado de: transgressão da
ética.
|
Podemos
afirmar, numa perspectiva formativa e emancipadora, que a função principal do
parecer descritivo/avaliativo é: desencadear e
consolidar o diálogo entre professores, alunos e suas famílias, a partir de uma
descrição compreensiva e crítica sobre o processo de aprendizagem dos alunos.
|
Pode-se
afirmar que o compromisso da avaliação é com a qualidade. A qualidade não se
refere apenas aos produtos e serviços mais aparentes, e nisto reside a grande
complexidade da avaliação.''comente'' esta afirmativa, a partir do ponto de
vista da avaliação da educação.
Uma vez que a qualidade educativa é sempre tem
relação com a qualidade social, vale dizer, que é relativa , à qualidade da
sociedade que queremos para hoje e projetamos para as próximas gerações, seu
conceito não é unívoco nem fixo, e só pode ser construído por consensos, como
resultado das relações de força.
RESP. 02 – A
qualidade da educação realmente é muito complexa, porém, a mesma deve ser
realizada em conjunto com as propostas e com o compromisso que cada instituição,
essa deve organizar seus conteúdos de forma coerente. A qualidade da avaliação
na escola deve ser em relação ao seu compromisso com a formação plena de seus
alunos, para isso é preciso ações sociais efetivas.
|
Por que a
avaliação é uma importante estratégia de gestão educacional?
Porque a avaliação
pode ser usada em nível federal, estadual, municipal e pela própria escola para
orientar a elaboração de políticas, projetos e propostas educacionais, entre
outras ações.
|
Por que
as crianças e os jovens podem ter bom desempenho fora da escola, ao lidar com
conceitos matemáticos e dentro desta mesma escola ser
reprovados?
Espera-se que o
aluno, nesta resposta, enfatize e critique a dissociação entre as práticas
avaliativas e a realidade dos alunos. Poderá focalizar alguns aspectos do texto
como: o divórcio entre o conhecimento formal (conhecimento elaborado pelas leis
da lógica através da dedução) do conhecimento construído pela experiência
(conhecimento elaborado pelo indivíduo em sua atividade de adaptação ao meio); a
discrepância entre o que a criança sabe fazer na vida e o que elas demonstram
fazer nas provas escolares; a diferença entre estas habilidades de sobrevivência
e o conhecimento adquirido na escola.
A crença ainda
vigente de que se pode classificar os alunos e as alunas em mais ou menos
inteligentes, e da falsa predição de que eles serão mais ou menos bem-sucedidos
na prática social, a partir dos resultados de provas realizadas na escola.
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Preencha
os itens a seguir, comentando os aspectos de um bom instrumento de avaliação da
aprendizagem.
Validade – refere-se ao grau
de certeza dos itens da avaliação, a precisão com que ela mede aquilo que se
propõe a medir.
Fidedignidade – refere-se ao
conjunto de qualidades de precisão, consistência, estabilidade e confiabilidade
do instrumento de avaliação.
Praticidade
– o
instrumento de avaliação deve se remeter ao contexto em que o curso é
desenvolvido, e ser objetivo, permitindo ao professor ter acesso rápido às
informações que desejava ao elaborá-lo.
Simplicidade – deve haver, no
momento da elaboração do instrumento de avaliação, a preocupação com a adequação
da linguagem de formulação, sem rebuscamentos ou dificuldades adicionais
desnecessários.
Economia
– é
necessário que o instrumento seja extenso o suficiente para avaliar os critérios
a que se propõe, sem itens em excesso.
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Quais as
dimensões do SAEB?
Suas principais
dimensões e focos examinados são a dimensão de produto e as de contexto,
processos e insumos.
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Quais as
dimensões do SAEB?
Apresenta três eixos
de avaliação: a qualidade de ensino, valorização do magistério e democratização
da gestão, Suas principais dimensões e focos examinados são a dimensão de
produto e as de contexto, processo e insumos.
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Quais os
principais focos de avaliação do SAEB?
O Saeb durante muitos
anos teve uma preocupação maior com os escritores, ou seja, com as habilidades
de leitura a serem avaliadas que com diversidades de gêneros textuais ou com a
utilização pratica, desses textos na nossa sociedade.
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Quais os
principais focos de avaliação do SAEB?
O SAEB durante muitos
anos teve uma preocupação maior com os escritores, ou seja, com as habilidades
de leitura a serem avaliadas que com diversidades de gêneros textuais ou com a
utilização pratica, desses textos na nossa sociedade.
O principal foco do
SAEB é a avaliação do rendimento dos alunos e o principal instrumento para fazer
essa avaliação é o teste de rendimento nas áreas de Português e Matemática,
tomando como base os Parâmetros Curriculares Nacionais.
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Quais
são as competências, que geraram os descritores do desempenho do aluno, para o
nível básico?
Observar
para levantar dados, descobrir informações nos objetos, acontecimentos,
situações, e suas representações.
Discriminar,
estabelecer diferenciações entre objetos, situações e fenômenos com diferentes
níveis de semelhança, entre outras.
Três
pontos a) esta conceituação fundamenta-se na conferencia mundial sobre a
Educação para todos os jovens. B) o termo operações é usado com o sentido de
ações interiorizadas ou interiorizáveis e c) a palavra objeto neste contexto não
se restringe ao objeto concreto mensurável, mas corresponde ao objeto do
conhecomento, aquilo que se deseja conhecer.
RESP
02 – Nível básico
Observar para levantar dados, descobrir informações nos objetos,
acontecimentos, situações etc. , e suas
representações.
Discriminar,
estabelecer diferenciações entre objetos, situações e fenômenos com diferentes
níveis de semelhança, entre outras.
Nível
operacional Classiicar, organizar (separando) fatos, fenômenos,
acontecimentos e suas representações, de acordo com um critério
único.
Fazer antecipações sobre
o resultado de experiências, sobre a continuidade de acontecimentos e sobre o
produto de experiências, entre outras.
Nível
global Analisar objetos, fatos, acontecimentos, situações,
com base em princípios, padrões e
valores.
Aplicar relações já estabelecidas anteriormente ou conhecimentos já
construídos a contextos e situações diferentes; aplicar fatos e princípios a
novas situações, para tomar decisões, solucionar problemas, fazer
prognósticos,
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Quais são
os eixos mediados pela avaliação em uma escola democrática?
A escola se constrói
no diálogo, na conscientização: problematização e inserção crítica na
realidade/na escola, através da superação do conservadorismo e criação da práxis
transformadora: participação democrática da comunidade escolar – direção,
coordenação, coletivo de professores(as), alunos(as), funcionários(as), entre
outros – nos processos de gestão, desenvolvimento e avaliação das ações
pedagógicas dentro e fora de sala de aula, fundada no respeito à autonomia e à
dignidade individual e coletiva.
Democratização do
poder dentro e fora da sala de aula. Implementação da
gestão colegiada, investimento na formação de um coletivo pedagógico forte, em
que todos os membros da escola tornem-se parceiros da construção do ensino e da
aprendizagem da educação emancipadora; currículo como prática social de
significação, articulando conteúdos e práticas pedagógicas à realidade dos
educandos(as): profundo respeito aos saberes de experiência feitos; reorientação
curricular garantindo a participação de todos(as) os envolvidos(as) no processo;
transformação da escola em núcleo de aprendizagem, de criticidade dos saberes
hegemonicamente instituídos, de produção de novos conhecimentos plenos de
eticidade e solidariedade. Em síntese, a educação, que move a escola porque é a
sua seiva vital, precisa garantir a articulação entre vida – realidade concreta
– e as várias dimensões do conhecimento sistematizado;
Ética e avaliação:
uma
discussão necessária para a construção da escola democrática formação permanente
dos professores(as), indissociável do movimento de reorientação curricular:
necessidade de formação permanente dos professores(as), numa perspectiva
interdisciplinar, garantindo-lhes a elaboração de uma tela crítica para leitura
da realidade e autonomia na elaboração de projetos pedagógicos; problematização
das relações sociais intra e extraescolares, visando à superação dos
preconceitos de raça, classe e sexo, entre outros, e radicalização da democracia
para garantir a todos(as) os(as) alunos(as) o direito a uma educação de
qualidade; abertura constante a novos saberes socialmente construídos, com
estudos das novas tecnologias, e sua utilização no ensino; acompanhamento
crítico das novas exigências sociais, recriando e criando práticas pedagógicas
democráticas; articulação com os movimentos sociais em programas, projetos,
práticas educativas de educação de jovens e adultos(as): estimulação à
participação organizada dos movimentos sociais populares em projetos
educacionais emancipadores. A escola como locus de sistematização dos desejos,
dos sonhos e das iniciativas populares; reconhecimento de que a escola não é o
único espaço de veiculação do conhecimento, mas que ela só realiza educação,
através de suas práticas pedagógicas que garantam aos seus alunos e alunas a
formação do sujeito popular crítico, consciente de suas
possibilidades de
atuação no contexto social;
transformação da
escola em centro cultural de articulação social, como espaço do fazer ciência,
arte, política, tecnologia, comunicação em várias linguagens, do fazer alegria,
curiosidade, do construir uma convivência
solidária pela
crítica e superação dos conflitos.
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Qual a
conceituação da competência do Enem? Qual o objetivo do Enem?
A Educação Básica
deve objetivar o desenvolvimento de competências com as quais os alunos possam
assimilar informações e utilizá-la em contextos adequados, interpretando códigos
e linguagem e servindo se de conhecimentos para a tomada das decisões autônomas
e socialmente relevantes. Objetivo do ENEM é com objetivo fundamental de avaliar
o desempenho do aluno ao término da escolaridade básica, para aferir o
desenvolvimento de competências fundamentais aos exercícios da cidadania.
Qual a
conceituação de competência para o ENEM? O que são competências e habilidades?
A prova do Enem é
elaborada com o objetivo de testar a capacidade do participante em cinco grandes
competências, que podem ser assim resumidas: dominar linguagens, compreender
fenômenos, enfrentar situações-problema, construir argumentação e elaborar
propostas. Estas competências serão avaliadas por meio de 21 habilidades, sendo
três questões para cada. Habilidade nada mais é do que o conhecimento ou talento
que você tem para cumprir determinada tarefa ou, como no caso, responder a uma
questão
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Qual a
função de um seminário avaliativo?
A de possibilitar a
análise crítica dos dados – descodificação da realidade, ativando o processo
pedagógico de aprendizagem participativa; garantindo a vez e a voz dos
pesquisadores auxiliares – “representantes do povo”; reorientando, o processo de
participação coletiva: substantivamente democrática
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Qual a
relação do PPP da escola diante dos resultados das avaliações
externas?
Com as avaliações
externas é possível repensar e reconstruir o PPP de acordo com a realidade
escolar e necessidades da comunidade escolar.
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Qual a
relação do projeto politico pedagógico da escola com as práticas avaliativas
cotidianas?
A
avaliação educacional circunscreve-se em decisões políticas., no sentido de
desvelar os problemas educacionais e assumir o compromisso com a sua solução,
não apenas simulando a participação de alguns professores(as), mas garantindo a
ampla participação docente nas discussões, na efetivação de ações
compartilhadas,
|
Qual a
relação do projeto político pedagógico da escola diante dos resultados das
avaliações externas?
A avaliação é um dos
principais recursos utilizados para a elaboração do projeto político pedagógico
da escola, já que é através da avaliação que são analisados quais pontos estão
precisando ser alterados ou melhorados e quais estão funcionando e devem ser
mantidos ou até mesmo aprimorados.
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Qual a
relação do projeto político pedagógico da escola diante dos resultados das
avaliações externas?
A avaliação é um dos
principais recursos utilizados para a elaboração do projeto político pedagógico
da escola, já que é através da avaliação que são analisados quais pontos estão
precisando ser alterados ou melhorados e quais estão funcionando e devem ser
mantidos ou até mesmo aprimorados.
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Qual é a
conceituação de competência para o ENEM? Qual é o objetivo do
ENEM?
A conceituação de
competência para o ENEM é que a educação básica deve objetivar o desenvolvimento
de competências com as quais os alunos possam assimilar informações e
utilizá-las em contextos adequados, interpretando códigos e linguagens e
servindo-se de conhecimentos adquiridos para a tomada de decisões autônomas e
socialmente relevantes.
Essas competências
podem ser associadas desde os esquemas mais simples de ação até as formas mais
elaboradas de mobilização do conhecimento, como a capacidade de argumentar,
tomar decisões, enfrentar situações problemas, de pensar entre
outras.
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Qual é a
relação do projeto PPP da escola com as práticas avaliativas cotidianas? Pg
40
Pg 47 – Atualmente
uma visão crítica dessas políticas vem apontando para a urgência de os
educadores e educadoras posicionarem-se como sujeitos críticos, construtores do
projeto político-pedagógico da escola, para criarem uma nova cultura da
avaliação que inclua aO invés de excluir; emancipe, exercendo a autonomia para
não domesticas e escravizar; organize, estimulando a participação e o diálogo
franco, aberto e crítico para não fragmentar e isolar; qualifique a aprendizagem
e a própria avaliação de alegria, curiosidade, ciência, investimento na unidade
do pensar, do sentir, do fazer e do conviver na justiça, na dignidade e na
solidariedade, para romper com regulação e se recriar como emancipação, para não
destruir o sonho, a esperança e o direito de cada ser humano de ser feliz e de
exercer a liberdade.
A avaliação é um dos
principais motores da construção e do desenvolvimento do PPP, na proposta da
avaliação da aprendizagem deve ter clareza das finalidades e dos objetivos da
escolarização e do próprio ensino. A avaliação da educação vinculada ao PPP, ela
é movimento, não é formativa Por
acaso, ela se torna formativa, vinculada a um projeto pedagógico explícito, construído coletivamente. |
Qual o
papel da avaliação nas decisões curriculares?
RESP 01
-
Através da avaliação podemos verificar o que está dando certo e o que precisa
ser alterado no planejamento escolar e evoluir de acordo com as mudanças sociais
e políticas. A partir dos resultados da avaliação é possível verificar no que a
escola precisa focar e ver quais são as reais necessidades da escola para a
adequação do currículo.
RESP 02
- A
compreensão do currículo como em constante construção não cristalizado e eterno.
– a necessidade de historização do currículo compreendendo que ele evolui de
acordo com as mudanças sociais e políticas. –os resultados da avaliação auxiliam
a problematizar o currículo existente a provocar-lhe mudanças. – a avaliação
fornece informações importantes para a formulação curricular, qual a concepção
de sociedade, de escola não abriria mão investiria todos os princípios
educacionais de que a escola não abriria mão e investiria todos os esforços para
desenvolver ações para concretizá-los, quais os compromissos pedagógico-sociais
da escola com a formação plena de seus alunos (as) e com a melhoria da qualidade
de vida da comunidade em que esta inserida entre outros. – colocam as claras as
contradições e os enfrentamentos na construção do currículo.
RESP 03 –
A
avaliação fornece importantes informações, colocando as claras as contradições e
os enfrentamentos na construção do currículo.
|
Qual o
significado da avaliação no processo de recriação da escola
democrática?
Ao maior significado
da avaliação está em fortalecer o movimento que leva à democratização da
sociedade e cidadania. A avaliação é condição fundamental, garantindo a
participação da comunidade educativa na sua autoavaliação, recriação democrática
para reafirmar a sua autonomia.
RESP 02
– A
avaliação para uma escola democrática precisa ser realizada com um objetivo
diferente do comum, ela não deve ser feita para julgar ou para provar algo e
sim, para ver para qual caminho a escola deve ir para conseguir com que o aluno
realmente tire proveito do que está sendo passado. A ele, a escola democrática
que incluir os alunos e não excluir como acontece na avaliação
tradicional.
|
Quando
falamos da parte da filosofia cujo objetivo é elaborar uma reflexão sobre a
finalidade e o sentido da vida humana, os fundamentos da obrigação e do dever,
natureza do bem e do mal, o valor da consciência moral, estamos falando de:
ética.
|
Referindo-se
à herança norte-americana que predominou durante muitos anos na educação
brasileira, Ana Maria Saul fala que, na avaliação, temos que enfatizar dois
principais itens do rendimento escolar. Testagem e
avaliação.
|
Relacione
três princípios que, segundo Albuquerque (2008), fundamentem a idéia de que a
avaliação pode contribuir com uma escola democrática.
- a avaliação orienta
o currículo e a pratica pedagógica na escola: nessa avaliação tanto os
professores como os alunos são ouvidos no processo de organização do currículo e
do trabalho pedagógico no qual a avaliação é parte.
- a avaliação é uma
força criadora do aprender e do ensinar: é uma declaração de compromisso com a
aprendizagem dos alunos co-participando com outras práticas pedagógicas no
processo de construção do conhecimento.
-a avaliação é querer
bem, pleno de respeito e generosidade: é um ato de amor, de humildade e de
coragem, é importante que a avaliação produza vida e liberdade, condenando todo
tipo de violência, que humilha, destrata e exclui, ela é produtora de alegria,
participação na aula, e vontade de aprender e estar na
escola.
|
Relacione
três princípios que, segundo Albuquerque (2008), fundamentem a idéia de que a
avaliação pode contribuir com uma escola democrática.
A avaliação é ação
político-ética; é práxis transformadora. A sua base é o conhecimento –
emancipação/solidariedade. Ela se faz no para e o coletivo pedagógico, é prática
comunitária:
- a avaliação orienta
o currículo e a pratica pedagógica na escola: nessa avaliação tanto os
professores como os alunos são ouvidos no processo de organização do currículo e
do trabalho pedagógico no qual a avaliação é parte.
- a avaliação é uma
força criadora do aprender e do ensinar: é uma declaração de compromisso com a
aprendizagem dos alunos coparticipando com outras práticas pedagógicas no
processo de construção do conhecimento.
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RESP 02
–
Adequar o currículo, articulando os conteúdos e as práticas pedagógicas à
realidade dos educandos, garantindo a participação de todos os envolvidos no
processo e transformando a escola em núcleo de aprendizagem e de produção de
novos conhecimentos.
|
Se
defendermos uma avaliação comprometida com a qualidade social, entendemos
que ela: possibilita uma
análise crítica da realidade, desvela a trama política educativa em que as
políticas são geradas e concretizadas no cotidiano escolar, orienta decisões e
reafirma o compromisso da escola com os projetos emancipadores.
|
Segundo
Paulo Freire, o desvio ético: não pode receber
outra designação senão a de transgressão.
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Um dos
objetivos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é:
gerar e organizar
informações sobre qualidade, equidade e eficiência da educação nacional, de
forma a permitir o monitoramento das políticas brasileiras.
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Uma
professora do Ensino Fundamental fez a seguinte afirmação: “Para nós,
professores, a avaliação não pode ser um meio de aprovar ou desaprovar a
aprendizagem dos alunos, ou julgar resultados”. Isso sugere que:
o
compromisso da avaliação é com a aprendizagem dos alunos e sua formação plena.
|
Várias
pesquisas têm demonstrado que, muitas vezes, a escola organiza um currículo
formal desarticulado da cultura dos seus educandos e negligencia a questão da
aprendizagem significativa. Se assumirmos uma perspectiva crítica e histórica do
currículo e da avaliação, torna-se necessário que se faça:
o contraponto entre o
currículo formal e o significado das aprendizagens na visão dos alunos,
garantindo a participação coletiva e democrática nos processos de
ensino-aprendizagem e de avaliação.
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