Muitos especialistas afirmam que esse é um período caracterizado por uma crise de identidade, quando ocorrem questionamentos relativos ao próprio corpo, aos valores estabelecidos pela sociedade, as escolhas a serem feitas, ao seu lugar na sociedade, entre outras questões.
Pouco a pocuo, o adolescente se afasta de sua identidade infantil e vai construindo uma nova definição de si mesmo. É um periodo que se exige do jovem certa reorganização do seu espaço pessoal e social e que, segundo Serrão e Baleeiro, inmicia-se "com contestações, rebledias, rupturas, inquietações, podendo passar por transgressões, chegando a uma reflexão sobre os valores que o cercam, sobre o mundo e seus fatos e sobre o seu próprio exixtir nesse mundo".
A construção dessa nova identidade é cercada por uma intensidade de sentimentos. O jovem começa a se conhecer, a perceber transformaçaoes e a questionar valores que foram por muito tempo sua base.
inicia-se um quesitonamento de si mesmo enquanto individuo dotado de uma personalidade quase adulta, com características próprias, fato que acaba por gerar alguns conflitos com a família, grupo, cultura e sociedade a que esse jovem pertence.
Nessa mesma fase, o individuo tende a fazer do seu grupo de amigos o mais impportante de seu âmbito social. Dentre esses, escolhe aqueles que constumam ter os mesmos interesses, gostos, ideias, crençasm atitudes e que reafirmam a "nova" personalidade que começa a ser delineada naquele jovem com a chegada na adolescência. Cole afirma que são nas conversas íntimas com os amigos que os adolescentes se definem e exploram sua identidade.
Importância das amizades e da família na adolescência
Durante a segunda infância (de 07 a 11 anos) as crianças tendem a formar grupos caracterizados por gêneros, ou seja, meninos só têm amigos meninos e as meninas se relacionam entre si. É um período marcado por disputas e sentimentos hostis entre ambos os sexos.Quando essas mesmas crianças entram para a adolescência, tudo isso se modifica. O início da puberdade é marcado por uma série de transformações ma vida, entre os quais podemos citar as mudanças físicas, que são as mais evidentes, e as comportamentais, que também são vísiveis e que geram alterações significativas nos relacionamentos dos nossos jovens.
Pesquisas realizadas nos Estados Unidos concluíram que os jovens que estão entre a 7a. série do Ensino Fundamental e o Ensino Médio passam duas vezes mais com seus pares da escola do que com seus pais. Outra conclusão importante dessas pesquisas é que os grupos adolescentes funcionam com menos osrientações por parte dos adultos. Isso se dá porque o distanciamento para com os adultos aumenta cada vez mais para que seja possível o desenvolvimento da autonomia do jovem.
Erik Erikson, psicólogo que em seus estudos enfatizava o processo de formação da identidade, afirmou que para o adolescente se desenvolver uma identidade sólida é necessário que consiga moldar suas identidades nas esferas sociais e individuais, ou como ele mesmo afirmou, o adolescente precisa estabelecer a identidade dessas duas identidades. (COLE, 2003)
Para Erikson, o adolescente desenvolve sua identidade por meio de um processo que depende dos seguintes fatores;
- O julgamento que ele faz dos outros.
- O julgamento que os outros fazem dele.
- Como ele vê o julgamento dos soutros.
- Como ele mantém em sua mente categorias sociais importantes quando faz um julgamento sobre outras pessoas.
As dispsutas próprias da infância e os grupos formados exclusivamente por crianças do mesmo sexo, na adolescência, dão lugar a grupos heterogêneos e mais numerosos que são menos influenciados pelo controle dos adultos. Vejamos no Quadro I as principais mudanças que ocorrem na vida do adolescente nos aspectos biológicos, comportamentais e sociais:
Quadro I - A mudança biossociocomportamental - a transição para a idade adulta
Dominio Biológico:
- Capacidade para a reprodução biológica
- Desenvolvimento de características secuais secundárias
- Alcance do tamanho do ado adulto
Domínio Comportamental:
- Realização de operações formais em algumas áreas (pensamento sistemático)
- Formação da identidade.
Domínio Social:
- Relações Sexuais
- Mudança para a responsabilidade fundamental por si mesmo.
- Início da responsabilidade pelas próximas gerações.
Diferentemente das meninas, os meninos têm amiades menos intensas e mais numerosas. Nesse momento, estão mais preocupados em estabelecer sua independência em relaão aos pais e outros adultos. Segundo Cole as amizades dos meninos não são perneadas por sentimentos elevados e pela preocupação com os outros, ou seja, estão mais preocupados com seus planos individuais do que com a opinião dos colegas.
Dinâmica dos grupos
...Uma característica interessante dos grupos é que eles podem ser divididos em grupos que são formados pela convivência com pessoas que não escolhemos ter ao nossos lado, como os que se encontram nas salas de aula, por exemplo. Esse tipo de grupço possui uma solidariedade mecênica, designação oriunda da área de Psicologia Social para se referir ao grupo cujos integrantes não escolherem se agrupar por opção própria.
Há outro tipo de grupo, mobilizado pela solidariedade orgânica. Nele, seus integrantes optaram por estarem juntos, devido ás afinidades, idéias e interesses, tais como ocorrem com as "panelinhas", formadas em salas de aula, que podemos chamar também de subgrupos, pois foram foram formados a partir da existência de um grupo maior, nesse caso, a sala de aula.
Vale notar que os gripos geralmente são de solidariedade orgãnica, pois são formados por pessoas que compartilham as mesmas ideias ou tem objtivos parecidos.
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