terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Planejamento de Carreira

Desafio  Núcleo de Gestão Educacional
Um ambiente típico de trabalho abrange quatro gerações distintas de trabalhadores, cada uma com estilo e pensamento peculiares. A geração dos baby-boomers, classe formada por cerca de 76 milhões de pessoas (pais nascidos entre 1946 e 1961), tenta conciliar a vida familiar com a profissional.
Os aproximadamente 46 milhões de trabalhadores da geração "X" (nascidos entre 1962 e 1975) tendem a enxergar suas carreiras e a fazer opções profissionais diferentes das de seus pais. Os profissionais da geração "X" (na faixa etária de 20 a 30 anos) não se preocupam tanto com o equilíbrio ou com a estabilidade permanente do emprego. Eles têm testemunhado a redução do quadro de pessoal, a reestruturação e a aposentadoria precoce como principais preocupações enfrentadas por seus pais. Assim, essa geração deseja flexibilidade, treinamento e educação, maior remuneração e mais benefícios e oportunidades. Os profissionais dessa geração tendem a mudar de emprego a toda hora e não se preocupam com a lealdade. A geração "X" gosta de concluir um trabalho e passar para o desafio seguinte. Em termos de lealdade, os trabalhadores dessa geração costumam permanecer na empresa desde que o empregador ofereça algo que considerem valioso. A indicação e a orientação de um mentor são meios para atender à forte exigência da geração "X" em termos de treinamento e desenvolvimento pessoal. O empregador precisa se preocupar em ajudá-los a se sentir evoluindo, aprendendo e desenvolvendo.
Outro atrativo importante para a geração "X" é a flexibilidade de horário de trabalho. Os trabalhadores dessa geração desejam flexibilidade para cumprir as demandas do trabalho de forma que mantenham algum controle sobre sua agenda. Cronogramas rígidos de trabalho, hierarquia descendente e total estabilidade de emprego não fazem muito sentido para a geração "X". Liberdade, exposição ao risco, autorrealização e crescimento pessoal contínuo são mais importantes. Se o empregador desejar motivar e reter profissionais dessa geração, ele terá de oferecer flexibilidade, independência, crescimento e oportunidades de treinamento.
Hoje, a geração "Y", cerca de 72 milhões de trabalhadores nascidos entre 1976 e 1995, está entrando no mercado de trabalho em números cada vez maiores. Esses trabalhadores têm opiniões firmes sobre a trajetória profissional ideal. Há certa falta de interesse na ascensão dentro da empresa. Esses profissionais também estão iniciando a carreira com expectativas diferentes das da geração "X" e dosbaby-boomers. Eles desejam negociar salários iniciais mais elevados, tentando usar diversas ofertas de emprego para receber benefícios adicionais caso aceitem o cargo. Embora os trabalhadores da geração "Y" disponham de uma capacidade técnica excepcional, sejam mais empreendedores e dotados de profunda consciência social, eles ficarão surpresos com o que terão de aprender no universo organizacional “real”. Será necessário oferecer muito apoio à próxima geração, e esse será o próximo grande desafio para seus gestores e para a gestão de Recursos Humanos - RH.
Após ler o texto, avalie os pontos fortes e fracos das três gerações e responda às seguintes questões:1) O que o texto quer dizer com "eles ficarão surpresos com o que terão de aprender no universo organizacional real"?2) O que é "oferecer muito apoio à próxima geração, e esse será o próximo grande desafio para seus gestores e para a gestão de RH"?



Possível resposta precisando de mais desenvolvimento: Pontos fortes e fracos dos baby boomers:
O objetivo também era  conquistar uma carreira solida dentro de uma empresa  também solida. 
Outras características marcantes são lealdade e o comprometimento com a organização na qual estão trabalhando. /como se falava "o vestir a camisa". Uma geração que valorizava muito o plano de carreira e a ascensão hierárquica em uma companhia.Iniciavam sua carreira como telefonista ou office boy e cresciam até cargos mais importantes. 
Seus pontos fortes eram o comprometimento e seus pontos fracos eram a pouca criatividade e o medo de arriscar. 

PONTOS FRACOS E FORTES DA GERAÇÃO X
Como ponto forte pode se apresentar um conhecimento profundo da area de atuação, tranquilidade e segurança na tomada de decisões. /como ponto fraco, não desenvolveram o suficiente a inteligencia visual. Escrevem muito mas não usam de todos os recursos para o convencimento do cliente. Além disso, tem dificuldade com inovações, sendo mais tradicionais

PONTOS FRACOS E FORTES DA GERAÇÃO Y
como ponto forte pode se dizer a extrema criatividade e agilidade na busca de novas ideias e concepções, porém são extremamente volúveis e desorganizados nas suas ideias e ponto de vista

1) O que o texto quer dizer com "eles ficarão surpresos com o que terão de aprender no universo organizacional real"?
No mundo real é necessário uma certa persistência aliada a criatividade para se atingir os objetivos propostos, com isto, a geração Y pode ter dificuldade para esperar os resultados.

2) O que é "oferecer muito apoio à próxima geração, e esse será o próximo grande desafio para seus gestores e para a gestão de RH"?
O apoio irá capacitar a geração Y entender melhor o espaço organizacional, ao mesmo tempo que o espaço organizacional irá aproveitar a criatividade e agilidade dos mesmos. 



Deixe suas respostas das questões abaixo após a leitura do texto. Voce concorda com o que foi falado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário