1. Cada sentença abaixo associa um mecanismo eleitoral com o cargo correspondente. Vendo as diversas formas de eleger os representantes no Brasil,
- assinale a alternativa em que a relação está correta.
- Eleição proporcional de lista aberta - senador.
- Eleição majoritária com dois turnos - governador do estado.
- Eleição proporcional de lista fechada - vereador.
- Eleição majoritária em um turno, com qualquer número de eleitores no município - prefeito.
2. O fenômeno da judicialização da política pode ser definido como
- o afastamento cada vez maior entre os três poderes da República, principalmente a partir da promulgação da Constituição de 1988.
- a crescente presença de procedimentos, agentes e instituições do mundo jurídico nos processos decisórios da política nacional.
- o predomínio do Executivo sobre os demais poderes da República, fato que tem sido recorrente na história política nacional.
- a total ausência de procedimentos, agentes e instituições do mundo jurídico nos processos decisórios da política nacional.
3. O crescente papel do Supremo Tribunal Federal (STF), na dinâmica democrática contemporânea, é um fenômeno
- inexistente, pois a ação direta de inconstitucionalidade (Adin) é um mecanismo institucional que veio afastar o STF do mundo político nacional.
- ambíguo porque, embora cada vez mais relevante do ponto de vista jurídico, o STF ainda se encontra distante das disputas políticas nacionais.
- que coloca o Brasil próximo a uma tendência de muitos países ocidentais em que cortes constitucionais ocupam posição cada vez mais destacada.
- até agora tipicamente brasileiro na medida em que é impossível encontrar semelhantes cortes constitucionais em qualquer outro país do Ocidente.
4. Nos primeiros anos do movimento operário brasileiro, predominou a visão anarcossindicalista, sendo correto afirmar que
- o anarcossindicalimo trazido pelos imigrantes se difundiu ao expressar a apatia dos trabalhadores frente a uma política que os excluía de qualquer participação.
- os imigrantes europeus não tiveram qualquer influência na difusão do anarcossindicalismo, cujo predomínio pode ser explicado em virtude de condições locais.
- o predomínio do anarcossindicalismo não expressa a realidade brasileira do período, sendo explicado pela presença de imigrantes europeus no operariado brasileiro.
- o anarcossindicalismo é reflexo do coronelismo, que gerava apatia política nos trabalhadores brasileiros, não sendo possíveis outras visões entre o operariado.
5. Na industrialização brasileira, a concentração de renda foi
- uma consequência natural e inevitável do crescimento econômico conforme ele vem acontecendo em países situados na periferia do sistema capitalista.
- um dado invariável do modo de produção capitalista, que foi completamente abolido apenas em economias planificadas, como nos países socialistas.
- um fenômeno marginal em um modelo desenvolvimentista marcado por um crescimento econômico acima da média mundial, como durante o milagre econômico.
- uma característica crucial no modelo desenvolvimentista, que priorizou a diversificação do setor de bens de consumo final, e não a indústria de base.
6. Na década de 1980, o Partido dos Trabalhadores
- manipulou os movimentos sociais e sindicais, fazendo com que eles seguissem seu plano de implementar o socialismo real no Brasil.
- utilizou os movimentos sociais apenas como meio de promover a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à presidência da República.
- foi um legítimo representante dos movimentos sociais, assim sendo um instrumento de unificação e impulso para as lutas do período.
- expressava interesses muito distintos em relação ao conjunto dos movimentos, representando grupos sem importância na vida nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário