terça-feira, 26 de março de 2019

Vigorexia



A imagem corporal atualmente vem sendo muito valorizada e os padrões de beleza se alteram acompanhando o mercado capitalista, que visa o lucro na venda de produtos de beleza ou aparelhos ginásticos. Sendo assim a busca incessante por um corpo muitas vezes inatingível torna-se uma frustração para homens que não possuem uma estrutura emocional ou psicológica saudável.
Podemos perceber que o modo em que se cria o descontentamento é sutil, porém de grande impacto, mesmo porque é uma manipulação indireta, a publicidade não impõe que você deve ser magro ou musculoso, porém subliminarmente deixa pressuposto que para se ter sucesso deve se seguir os ditames do senso comum. O que antes parecia ser uma preocupação exclusiva das mulheres, atualmente também criam desconforto ao publico masculino, levando estes homens desde da puberdade até a fase adulta ao transtorno de imagem corporal, também conhecido como “Vigorexia” ou “Bigorexia”.
A mídia é um dos meios de divulgação desses corpos, podendo ser ela: televisiva, documentária ou revistas de grande circulação, entre outras. Mas o que se busca entender é porque homens das mais diversas idades se deixam seduzir por este novo padrão de beleza masculina, onde ter músculos é resultado de poder e satisfação.
Os corpos a cada momento tomam conotações diferentes, e isso é reflexo do mercado capitalista, que procura a todo momento criar insatisfações nas aparências, e deste modo, movimentam as pessoas a consumirem produtos para suprirem um vazio que nem sabe ao certo o que e nem ao menos se questionam se realmente funcionam, mas como a publicidade lança imagens de pessoas com corpos esbeltos, julgados como saudáveis e aceitáveis pela grande maioria dos indivíduos.

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