Tradução Denise Mardegan
The Impact of High School Financial Education: Large-Scale Experimental Evidence from Brazil
Miriam Bruhn, Luciana Leão, Arianna Legovini, Rogelio Marchetti, and Bilal Zia
Publicado em: Finance & PSD Impact JAN 2014 The Lessons from DECFP Impact Evaluations ISSUE 26
Disponivel em ingles: http://documents.worldbank.org/curated/en/914181468222599607/pdf/883880BRI0Box300OUO0900IN260Jan2014.pdf
Pesquisa em economia e psicologia que destaca como as preferências sobre escolhas intertemporais (hoje versus amanhã) formado no início da vida pode ter efeitos econômicos e financeiros futuros
na tomada de uma decisão. A capacidade de controlar a tentação e adiar a gratificação, em
em particular, demonstrou melhorar os resultados na vida acadêmica, econômica e social. Força de vontade e autocontrole são determinantes-chave desse comportamento e têm foi mostrado para se assemelhar a um músculo que requer prática repetida para se tornar mais forte.
A educação financeira é uma maneira de equipar indivíduos para fazer financeira prudente decisões e idéias psicológicas acima sugerem que a introdução de tais instruções precoces e repetidas - em
anos de escolaridade - podem ter efeitos benéficos ao longo da vida adulta. Solicita essa escola
programas baseados em tecnologia são comuns: os EUA Bureau de Proteção Financeira do Consumidor agora recomenda oficialmente a introdução e construindo conceitos chave de educação financeira durante os anos escolares do ensino fundamental e médio, assim como Governos do Reino Unido e da Austrália.
Muitos países em desenvolvimento, incluindo o Brasil,
Colômbia, Índia, Indonésia e Uganda fornecem introdução de educação financeira em suas
sistemas escolares também.
Em um novo artigo, estudamos uma abrangente programa de educação financeira no Brasil
escolas secundárias que ofereciam repetidas instruções e exercícios sobre responsabilidade
escolhas financeiras intertemporais abrangendo três semestres acadêmicos, a partir de agosto de 2010
até dezembro de 2011. Fornecendo apoio complementar, treinamento e
ferramentas de instrução para professores para permitir qualidade de Entrega. A instrução usou novos livros didáticos com exercícios interativos em sala de aula temas de educação financeira, levar para casa exercícios como criar lar orçamentos com os pais e dramatização atribuições. Como tal, a intensidade de tratamento foi muito mais forte do que o típico workshops únicos de educação financeira.
Estudamos o impacto dessa situação financeira no programa de educação para alunos e pais
usando um estudo de controle randomizado.
Este estudo representa o maior desses avaliação na educação financeira, cobrindo 868 escolas públicas em seis estados brasileiros com aproximadamente 20.000 alunos.
Resultados Financeiros dos Estudantes
Coletamos dados nas escolas através de três rodadas consistindo de linha de base (agosto de 2010),
acompanhamento 1 (dez 2010) e acompanhamento 2 (Dezembro de 2011). Os resultados da pesquisa de acompanhamento mostram que o programa causou um quarto de melhoria do desvio padrão nos alunos conhecimento financeiro, medido por um teste de proficiência financeira semelhante ao SAT. De fato, o toda a distribuição das pontuações passou para o com alunos de todos os níveis de capacidade mostrando melhorias acentuadas no teste pontuações. No comportamento financeiro, encontramos uma aumento estatisticamente significativo de 1,4 pontos percentuais na economia de
compras e melhorias significativas no a probabilidade de fazer orçamentos e negociação de preços e métodos de pagamento.
Resultados financeiros dos pais
Também examinamos os efeitos de "gotejamento" do programa sobre os pais para testar se os alunos
podem atuar como agentes de mudança em suas famílias. Pais em escolas de tratamento eram significativamente mais propensos a relatar que seus filhos discutem questões financeiras com
em casa e que se voluntariam para ajudar organizar orçamentos domésticos. Além disso, nós
detectar melhorias no desempenho financeiro dos pais conhecimento sobre alfabetização financeira padrão questões utilizadas na literatura. E finalmente, encontramos melhorias significativas nos pais
comportamentos financeiros, com aumento de 0,67 pontos percentuais na taxa de poupança e
melhorias na probabilidade de manter orçamentos domésticos.
Além desses efeitos indiretos, nossa estudo complementou o programa do aluno com um workshop adulto padrão sobre finanças educação para os pais. Isso envolveu uma intervenção baseada em DVD, onde os pais em tratamento escolas foram aleatoriamente designadas para triagem de educação financeira ou um serviço de saúde triagem educacional. Apesar de que a participação nessas oficinas foi baixa, nós pudemos detectar novas melhorias no porcentagem de dinheiro disponível economizada por estudantes de famílias que participaram do oficinas de educação financeira. Portanto, esses oficinas ajudaram os pais a reforçar a mensagens ensinadas aos alunos.
Preferências do aluno
Finalmente estudamos os mecanismos de impacto para esclarecer como e por que o programa influenciou o comportamento financeiro dos alunos. Para isso, usamos novos índices de autonomia e intenções de economizar, o que foram construídos com a ajuda de uma empresa de pesquisa educacional local. O financeiro índice de autonomia agrega uma série de perguntas projetadas para medir se os alunos se sentem empoderados, confiantes e capaz de tornar financeira independente
decisões e influenciar a situação financeira e decisões de suas famílias. A intenção para salvar o índice inclui uma série de perguntas que identificam preferências sobre as hipotéticas
cenários de poupança e gastos. Nosso análise encontra forte e estatisticamente efeitos significativos do tratamento em ambos medidas, com um tamanho de efeito variando entre 0,08-0,12 de um desvio padrão.
Implicações políticas
1. A educação financeira pode ser uma ferramenta eficaz ferramenta para melhorar os resultados financeiros de estudantes quando entregues em um maneira abrangente e ao longo de
período de tempo significativo.
2. Os principais benefícios complementares podem ser derivado envolvendo todo o
família, estudantes e pais, como indicado pelo trickle-up e pelos pais
impactos da oficina.
3. Preferências do aluno em salvar intenções e autonomia financeira são importantes
caminhos para melhoria financeira comportamento.
As conclusões deste estudo já estão sendo usado para orientar discussões sobre políticas
impacto da educação financeira nas escolas.
O Ministério da Educação no Brasil aprovou recentemente uma continuação do programa de educação financeira para 3.000 escolas secundárias e o desenvolvimento de um projeto piloto
projeto para escolas primárias. Além disso, outros governos da região têm = manifestou grande interesse em desenvolver programas similares.
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