quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

VIÉS DA NEGATIVIDADE

Viés negativo (ou viés da negatividade) é a crença de que eventos negativos têm uma maior influência sobre o estado emocional e psicológico de um indivíduo do que os acontecimentos positivos ou neutros.
Por exemplo, um estudante com uma boa nota média pode sentir que tirou uma nota baixa em uma disciplina difícil, e isso é uma ocorrência que oprime, ou pelo menos neutraliza completamente o fato de ter recebido notas altas no restante do seu curso.
Para algumas pessoas este tipo de falha pode afetar negativamente a sua auto-estima e auto-confiança.

O que é viés? E viés negativo?

Viés da negatividade descreve um viés cognitivo em que mais atenção e importância são colocadas sobre as experiências e informações negativas.
Viés é uma uma tendência a perceber as coisas de uma maneira distorcida que altera a nossa maneira de pensar. Este viés em particular faz informações negativas ter um impacto maior sobre o comportamento e a percepção do que a informação positiva. Se uma pessoa com muitos traços positivos exibe uma característica ruim para outra pessoa, o mau traço é recordado mais facilmente do que qualquer uma das boas qualidades presentes.
Estudos têm observado este viés em detalhes.  Quando se apresentam rostos amigáveis, neutros, e ameaçadores, os indivíduos foram capazes de se lembrar dos rostos ameaçadores mais facilmente e com maior detalhes do que as feições amigáveis ou neutras.
Há uma possível adaptação evolutiva para o viés da negatividade. Ao responder a estímulos negativos ou ameaçadores rapidamente os humanos poderiam evitar situações possivelmente perigosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário