terça-feira, 5 de maio de 2020

Dificuldades de Aprendizagem

As Dificuldades de Aprendizagem normalmente são diagnosticadas nas séries iniciais da Educação Fundamental, que se caracteriza por uma época de descobertas fundamentais. Muitas vezes a dificuldade de aprendizagem está relacionada com problemas que não foram ainda diagnosticados. Alienando-se o despreparo do professor em lidar com determinadas dificuldades em sala de aula, surgem verdadeiros conflitos às vezes de difícil solução, já que o tema "dificuldade de aprendizagem" refere-se não a um único problema, mas a um amplo conjunto de problemas que podem afetar qualquer área do desempenho acadêmico.

Apesar da dificuldade de aprendizagem ser um fato que faz parte de muitos debates e reflexões da educação brasileira, não existe muito nas políticas educacionais, sendo que a maioria dos professores ainda não estão capacitados para identificar um dificuldade no aprendizado, em virtude dos poucos  programas de orientação neste segmento tão rodeado de preconceitos, ainda mais que dificilmente a baixa produtividade escolar pode ser atribuída a um único fator.
Algumas Causas das Dificuldades de Aprendizagem
A dificuldade de aprendizagem resulta dos múltiplos fatores que atingem as pessoas e se apresenta de forma heterogênea.  Logo, alunos com dificuldade de aprendizado podem apresentar problemas situacionais de aprendizagem, com comprometimento em algumas circunstâncias e não em outras, problemas de comportamento, problemas emocionais, problemas de comunicação, problemas físicos, de visão, de audição, e por fim, problemas múltiplos (presença simultânea de mais de um dos problemas).
1 Causas Físicas
Pode-se dividir em problemas passageiros e permanentes. São problemas passageiros, por exemplo: dor de cabeça, dor de barriga, etc. Já os permanentes, normalmente congênitos ou hereditários, são provenientes de qualquer perturbação do estado físico gerais da criança.
2 Causas Sensoriais
São todos os distúrbios que atingem os órgãos dos sentidos (visão, audição, gustação, olfato, tato e equilíbrio), responsáveis pela percepção que o indivíduo tem do meio exterior. Problemas que afetem esses órgãos causarão distúrbios no modo da pessoa captar as mensagens do meio exterior trazendo dificuldade de compreensão.
3 Causas Neurológicas
São as perturbações do sistema nervoso, que é o responsável por comandar  todas as ações físicas e mentais do ser humano. A ocorrência de qualquer distúrbio com causas neurológicas resultará num problema de maior ou menor grau.
4 Causas Emocionais
São distúrbios psicológicos normalmente interligados a outras áreas, como por exemplo, da área motora, sensorial etc. Observa-se que frequentemente crianças com problemas de aprendizagem tem em suas famílias assuntos que não podem ser falados, tais como, mortes, doenças, suicídios. Outros fatores importantes são as reações a crises do momento que a criança possa estar enfrentando. Exemplo: separação dos pais, morte ou doença de algum familiar ou entrada na adolescência.
5 Causas Intelectuais ou Cognitivas
Referem-se à inteligência, à capacidade de conhecer e compreender tudo que está a sua volta. Conforme Jean Piaget, o ser humano inicia seu desenvolvimento a partir do nascimento, construindo o seu conhecimento e desenvolvendo sua inteligência a partir de alguns esquemas de ação geneticamente determinados e através das interações com o meio físico e social em que vive.
6 Causas Educacionais
O tipo de educação que o sujeito recebe na infância irá condicionar distúrbios de origem educacional (família ou escola). Portanto, as falhas de seu processo educativo quando criança terão repercussões futuras.

 Dificuldades de Aprendizagem e Coordenação Motora
Muitas pesquisas foram realizadas sobre as dificuldades de aprendizagem e seus resultados indicam uma relação entre o desenvolvimento da coordenação motora e o desempenho no processo de aprendizagem da leitura e escrita. Ferreira, Nascimento, Apolinário e Freudenheim (2006) afirmam que em torno de 5 a 10% das crianças nos primeiros quatro anos do Ensino Fundamental apresentam problemas no desenvolvimento da coordenação motora, causados por variados distúrbios.
A coordenação motora é a capacidade do cérebro de equilibrar os movimentos do corpo. São de particular importância no início da infância uma coordenação motora e equilíbrio, já que nesta fase a criança começa a ter controle sobre as coordenações motoras gerais.
Nas fases iniciais do processo de desenvolvimento da coordenação motora, alguns elementos são essenciais para a aquisição de padrões fundamentais de movimento, como consciência corporal, direcional e espacial, sincronia, ritmo e seqüência de movimento. Estes aspectos estão plenamente interligados e, quando trabalhados de forma adequada, contribuirão para o desenvolvimento integral da criança, possibilitando-lhe atuar de forma eficiente no aprendizado de tarefas pertencentes a diversas áreas

Classificação da Coordenação Motora:
1 Coordenação Motora Geral
Esse tipo de coordenação motora faz com que os adultos e as crianças consigam dominar os próprios corpos e assim controlar todos os movimentos, até os mais rudes. A coordenação motora geral é essencial para que as pessoas andem, rastejem, pulem e façam outros exercícios parecidos.
2 Coordenação Motora Específica
A coordenação motora específica permite que as pessoas possam controlar os movimentos específicos para realizar um tipo determinado de atividade. Jogar futebol e jogar basquete usam de coordenações diferentes.
3 Coordenação Motora Fina
A coordenação motora fina é responsável pela capacidade de usar de forma precisa e mais eficiente os pequenos músculos que estão no nosso corpo, para que assim eles produzam movimentos mais delicados e específicos que outros tipos de coordenação motora. A coordenação motora fina é usada para costurar, escrever ou recortar.

Como Ocorrem as Dificuldades de Coordenação Motora?
As dificuldades de coordenação motora podem surgir por várias razões. Problemas podem ocorrer nas diferentes fases, na medida que as informações são processadas e usadas para desempenhar movimentos com habilidade. Constantemente se recebe informações do ambiente ao redor por meio dos vários sentidos.
A criança pode ter dificuldade para analisar as informações sensoriais do ambiente; usar essas informações para selecionar o plano de ação desejado; dar seqüência aos movimentos motores individuais da tarefa; enviar a mensagem correta para produzir uma ação coordenada; ou integrar todas essas ações de modo a controlar o movimento enquanto ele está ocorrendo. O resultado de qualquer um desses problemas é o mesmo: a pessoa vai parecer descoordenada, desajeitada, e vai ter dificuldade para aprender e desempenhar tarefas motoras novas.

Fonte: TCC apresentado na Braz Cubas

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