As Dificuldades
de Aprendizagem normalmente são diagnosticadas nas séries iniciais da Educação
Fundamental, que se caracteriza por uma época de descobertas fundamentais.
Muitas vezes a dificuldade de aprendizagem está relacionada com problemas que
não foram ainda diagnosticados. Alienando-se o despreparo do professor em lidar
com determinadas dificuldades em sala de aula, surgem verdadeiros conflitos às
vezes de difícil solução, já que o tema "dificuldade de aprendizagem"
refere-se não a um único problema, mas a um amplo conjunto de problemas que
podem afetar qualquer área do desempenho acadêmico.
Apesar da
dificuldade de aprendizagem ser um fato que faz parte de muitos debates e reflexões
da educação brasileira, não existe muito nas políticas educacionais, sendo que
a maioria dos professores ainda não estão capacitados para identificar um
dificuldade no aprendizado, em virtude dos poucos programas de orientação neste segmento tão
rodeado de preconceitos, ainda mais que dificilmente a baixa produtividade
escolar pode ser atribuída a um único fator.
Algumas Causas das Dificuldades de Aprendizagem
A
dificuldade de aprendizagem resulta dos múltiplos fatores que atingem as
pessoas e se apresenta de forma heterogênea.
Logo, alunos com dificuldade de aprendizado podem apresentar problemas
situacionais de aprendizagem, com comprometimento em algumas circunstâncias e
não em outras, problemas de comportamento, problemas emocionais, problemas de
comunicação, problemas físicos, de visão, de audição, e por fim, problemas
múltiplos (presença simultânea de mais de um dos problemas).
1 Causas
Físicas
Pode-se dividir
em problemas passageiros e permanentes. São problemas passageiros, por
exemplo: dor de cabeça, dor de barriga, etc. Já os permanentes,
normalmente congênitos ou hereditários, são provenientes de qualquer
perturbação do estado físico gerais da criança.
2 Causas
Sensoriais
São todos os
distúrbios que atingem os órgãos dos sentidos (visão, audição, gustação,
olfato, tato e equilíbrio), responsáveis pela percepção que o indivíduo tem do
meio exterior. Problemas que afetem esses órgãos causarão distúrbios no modo da
pessoa captar as mensagens do meio exterior trazendo dificuldade de
compreensão.
3 Causas
Neurológicas
São as
perturbações do sistema nervoso, que é o responsável por comandar todas as ações físicas e mentais do ser
humano. A ocorrência de qualquer distúrbio com causas neurológicas resultará
num problema de maior ou menor grau.
4 Causas
Emocionais
São distúrbios
psicológicos normalmente interligados a outras áreas, como por exemplo, da área
motora, sensorial etc. Observa-se que frequentemente crianças com problemas de
aprendizagem tem em suas famílias assuntos que não podem ser falados, tais
como, mortes, doenças, suicídios. Outros fatores importantes são as reações a
crises do momento que a criança possa estar enfrentando. Exemplo: separação dos
pais, morte ou doença de algum familiar ou entrada na adolescência.
5 Causas
Intelectuais ou Cognitivas
Referem-se à
inteligência, à capacidade de conhecer e compreender tudo que está a sua volta.
Conforme Jean Piaget, o ser humano inicia seu desenvolvimento a partir do
nascimento, construindo o seu conhecimento e desenvolvendo sua inteligência a
partir de alguns esquemas de ação geneticamente determinados e através das
interações com o meio físico e social em que vive.
6 Causas
Educacionais
O tipo
de educação que o sujeito recebe na infância irá condicionar distúrbios de
origem educacional (família ou escola). Portanto, as falhas de seu processo
educativo quando criança terão repercussões futuras.
Dificuldades de Aprendizagem e Coordenação Motora
Muitas
pesquisas foram realizadas sobre as dificuldades de aprendizagem e seus
resultados indicam uma relação entre o desenvolvimento da coordenação motora e
o desempenho no processo de aprendizagem da leitura e escrita. Ferreira,
Nascimento, Apolinário e Freudenheim (2006) afirmam que em torno de 5 a 10% das
crianças nos primeiros quatro anos do Ensino Fundamental apresentam problemas
no desenvolvimento da coordenação motora, causados por variados distúrbios.
A coordenação
motora é a capacidade do cérebro de equilibrar os movimentos do corpo. São de
particular importância no início da infância uma coordenação motora e
equilíbrio, já que nesta fase a criança começa a ter controle sobre as
coordenações motoras gerais.
Nas fases
iniciais do processo de desenvolvimento da coordenação motora, alguns elementos
são essenciais para a aquisição de padrões fundamentais de movimento, como
consciência corporal, direcional e espacial, sincronia, ritmo e seqüência de
movimento. Estes aspectos estão plenamente interligados e, quando trabalhados
de forma adequada, contribuirão para o desenvolvimento integral da criança,
possibilitando-lhe atuar de forma eficiente no aprendizado de tarefas
pertencentes a diversas áreas
Classificação da Coordenação Motora:
1 Coordenação
Motora Geral
Esse tipo de
coordenação motora faz com que os adultos e as crianças consigam dominar os
próprios corpos e assim controlar todos os movimentos, até os mais rudes. A
coordenação motora geral é essencial para que as pessoas andem, rastejem, pulem
e façam outros exercícios parecidos.
2
Coordenação Motora Específica
A coordenação
motora específica permite que as pessoas possam controlar os movimentos
específicos para realizar um tipo determinado de atividade. Jogar futebol e
jogar basquete usam de coordenações diferentes.
3
Coordenação Motora Fina
A coordenação
motora fina é responsável pela capacidade de usar de forma precisa e mais
eficiente os pequenos músculos que estão no nosso corpo, para que assim eles
produzam movimentos mais delicados e específicos que outros tipos de
coordenação motora. A coordenação motora fina é usada para costurar, escrever
ou recortar.
Como
Ocorrem as Dificuldades de Coordenação Motora?
As dificuldades
de coordenação motora podem surgir por várias razões. Problemas podem ocorrer
nas diferentes fases, na medida que as informações são processadas e usadas
para desempenhar movimentos com habilidade. Constantemente se recebe
informações do ambiente ao redor por meio dos vários sentidos.
A criança pode
ter dificuldade para analisar as informações sensoriais do ambiente; usar essas
informações para selecionar o plano de ação desejado; dar seqüência aos
movimentos motores individuais da tarefa; enviar a mensagem correta para
produzir uma ação coordenada; ou integrar todas essas ações de modo a controlar
o movimento enquanto ele está ocorrendo. O resultado de qualquer um desses
problemas é o mesmo: a pessoa vai parecer descoordenada, desajeitada, e vai ter
dificuldade para aprender e desempenhar tarefas motoras novas.
Fonte: TCC apresentado na Braz Cubas
Fonte: TCC apresentado na Braz Cubas
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