sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Endomarketing nas escolas


9 dicas de endomarketing para aplicar em seu colégio:

O que é endomarketing, afinal?
O endomarketing nas escolas
Inicie ou renove seu projeto de endomarketing com 9 dicas:
1) Comece pelo básico
2) Tenha um canal de comunicação exclusivo
3) Dê voz ao líder
4) Dê voz ao colaborador, principalmente
5) Faça com que o colaborador sinta orgulho em fazer parte
6) Comunicação visual é tudo
7) Eventos são esperados…
8) … Brindes também
9) Não se esqueça do manual de integração e boas-vindas

Direto do mundo dos negócios para a sua escola, conheça algumas das técnicas de comunicação interna e marketing que podem ajudar a engajar seus professores e colaboradores
Em sua missão de oferecer o melhor resultado em educação e formação para a vida, os colégios focam suas ações nos alunos e no engajamento deles em sala de aula. Mas você, coordenador ou diretor, já parou para pensar nos projetos desenvolvidos para engajar os próprios professores e demais colaboradores?
Se a resposta é sim, então já ouviu falar de endomarketing, termo utilizado para projetos e campanhas de marketing voltadas para o público interno. Além do mais, também sabe que ele pode (e deve) ser implantado em sua instituição.
Agora, se a resposta é não, então a dica é acompanhar ao longo dessa matéria alguns exemplos de como se beneficiar dessas ações e construir um grupo de funcionários que veste a camisa e ajuda o colégio a conquistar seus mais ousados objetivos.

O endomarketing é uma ferramenta estratégica e de gestão. Entre seus muitos benefícios estão: comunicação mais clara, divulgação de boas práticas, despertar o interesse dos colaboradores, atrair profissionais e conquistar mais credibilidade, fortalecendo sua marca.
“Infelizmente ainda são poucas as empresas que utilizam-na de forma mais efetiva e assertiva, o foco de muitas delas ainda está preso na comunicação mais simplificada, sem visão estratégica para o negócio como um todo e sem geração de valores”, explica Débora Santos, diretora de RH da Enforce Group e especialista em projetos de endomarketing.
Ainda para ela, o endomarketing pode ser o segredo do sucesso de grandes corporações e das famosas startups: “É notável que empresas multinacionais, algumas nacionais de grande porte e as startups estão mais inseridas neste universo do endomarketing, pois compartilham de uma visão mais evoluída e descentralizada, que as tornam diferencial no mercado“.

Apesar de ter origem em grandes ambientes corporativos, a técnica não se restringe a um ramo específico. “A área da educação tem várias formas de utilizar a ferramenta para gerar resultados significativos para o negócio, processos e pessoas. Pode-se utilizar a ferramenta em ações de integração entre os profissionais, incentivar a participação em soluções de problemas e ações para o negócio, etc.”, expõe Débora.

Dentro do ambiente escolar, a prioridade é sempre para ações voltadas aos alunos e pais de alunos e pouco material sobre o assunto é encontrado. Por isso mesmo, quando pensar em comunicação interna, a dica é começar pelo básico, pois a novidade pode estar justamente aí. Segundo a especialista em endomarketing e autora do livro “Sorria, você trabalha aqui”, Analisa de Medeiros Brum, trabalhar o básico em comunicação interna consiste em três pilares: transparência, qualidade e afeto. Com esse conceito, qualquer projeto será inovador e trará bons frutos.

Foque as mídias sociais tradicionais no seu público externo, com conteúdo de marketing que atraia olhares dos atuais clientes e clientes em prospecção. Para seus colaboradores, tenha um canal próprio e de acesso exclusivo de comunicação interna. Os jornais corporativos ainda trazem resultados satisfatórios, a diferença é que agora eles podem ser apenas digitais. A dica é aproveitar o seu aplicativo de comunicação escolar para construir esse canal, enviando mensagens diretas ou para todo o grupo e incluindo fotos e vídeos para que elas se tornem mais atrativas, como uma rede social interna segura e oficial.

O diretor ou mantenedor é o primeiro e principal canal de comunicação interna de uma escola. Se esse líder reúne competências que já cativam seus colaboradores no dia a dia do colégio, como o entusiasmo e a empatia, por exemplo, por que não dar mais voz a ele? O diretor pode estar à frente de pequenas homenagens aos colaboradores, como aniversários, e ainda ter um canal só seu, onde possa transmitir semanalmente mensagens de motivação e reflexão a todos os funcionários.

Antes de realizar qualquer estratégia, tenha em mãos informações importantes sobre seus colaboradores, como comportamento, desejos e ambições. É preciso entender sobre cada particularidade para poder propor estratégias engajadoras de sucesso. Para isso, nada como deixar com que seus funcionários sejam ouvidos, pode ser via pesquisa de satisfação e opinião ou por meio de um canal de comunicação em que eles se sintam à vontade em compartilhar.
Mais que isso, envolva seu time em ações estratégicas importantes, como já vimos na matéria sobre administração participativa e colaborativa dentro das escolas. Somente sentindo que são importantes para empresas e de que têm suas opiniões consideradas, estarão aptos a se engajar.

Uma matéria sobre o colégio foi publicada no jornal da cidade? A escola participou de um evento importante? Um professor foi homenageado? Estampe a notícia para todos acompanharem e se sentirem parte daquele mérito, sentirem-se reconhecidos. Sempre que possível, transmita ao seu colaborador que o trabalho dele é importante.

A identificação das cores e do logo do colégio deve estampar os murais, corredores, salas de aula, de reunião e ainda estar presente em detalhes como canetas e até balas personalizadas espalhadas pelo prédio, aumentando assim a chance de interação do funcionário. O cuidado é apenas para não exagerar na poluição visual e acabar fazendo um marketing inverso. Nos comunicados, por exemplo, vale lançar mãos de itens como letras de fontes mais arredondadas e cores em tom pastel, evitando, inclusive, o branco, que pode lembrar distanciamento.

Dos pequenos, divididos por setores, aos maiores ou até externos, os eventos ainda são poderosas ferramentas engajadoras. Mas eles precisam ser só deles, dos colaboradores. Invista em comemorações de aniversário de idade e de casa, comemore pequenas conquistas em conjunto, busque treinamentos e crie oportunidade para que seus funcionários estejam em constante capacitação. O setor educacional realiza seminários e congressos constantemente, uma ótima oportunidade de oferecer conteúdo de qualidade a eles, valorizando ainda mais seus conhecimentos.

Quem não gosta de receber presente? Sim, os brindes personalizados funcionam, mas distribuir apenas canetas ou presentes de uso do dia a dia escolar pode não ser a melhor saída. Procure inovar, criar novas possibilidades e surpreender quando menos se espera. Lembre-se: inovação não precisa ser necessariamente algo caro e diferente, pode ser um simples benefício. Um desconto na livraria parceira ou um dia de beleza como presente em homenagem ao dia da Mulher também são saídas interessantes.

Quando um funcionário inicia sua jornada em uma nova empresa, é preciso cuidado especial para transmitir a cultura e, claro, as regras. Quando tudo está muito claro dentro das integrações e do material apresentado, a manutenção é mais simples, por isso, invista em um material mais didático e de qualidade e não se esqueça de calorosas boas-vindas.

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