Visão geral
A síndrome alcoólica fetal é uma condição em uma criança que resulta da exposição ao álcool durante a gravidez da mãe. Síndrome alcoólica fetal causa danos cerebrais e problemas de crescimento. Os problemas causados pela síndrome alcoólica fetal variam de criança para criança, mas problemas causados pela síndrome alcoólica fetal não são reversíveis.
Não há quantidade de álcool que é conhecida por ser segura para consumir durante a gravidez. Se você bebe durante a gravidez, você coloca seu bebê em risco de síndrome alcoólica fetal.
Se suspeitar que seu filho tem síndrome alcoólica fetal, fale com seu médico o mais rápido possível. O diagnóstico precoce pode ajudar a reduzir problemas como dificuldades de aprendizagem e questões comportamentais.
Sintomas
A gravidade dos sintomas da síndrome alcoólica fetal varia, com algumas crianças experimentando-as em um grau muito maior do que outras. Os sinais e sintomas da síndrome alcoólica fetal podem incluir qualquer mistura de defeitos físicos, deficiências intelectuais ou cognitivas, e problemas de funcionamento e enfrentamento da vida cotidiana.
Deficits físicos
Deficts físicos podem incluir:
- Características faciais distintas, incluindo olhos pequenos, um lábio superior excepcionalmente fino, um nariz curto e virado, e uma superfície de pele lisa entre o nariz e o lábio superior
- Deformidades de articulações, membros e dedos
- Crescimento físico lento antes e depois do nascimento
- Dificuldades de visão ou problemas auditivos
- Circunferência da cabeça pequena e tamanho cerebral
- Problemas cardíacos e problemas com rins e ossos
Problemas cerebrais e do sistema nervoso central
Problemas com o cérebro e o sistema nervoso central podem incluir:
- Má coordenação ou equilíbrio
- Deficiência intelectual, distúrbios de aprendizagem e desenvolvimento atrasado
- Memória ruim
- Problemas com atenção e com informações de processamento
- Dificuldade com raciocínio e resolução de problemas
- Dificuldade em identificar consequências das escolhas
- Más habilidades de julgamento
- Nervosismo ou hiperatividade
- Mudança rápida de humor
Questões sociais e comportamentais
Problemas no funcionamento, enfrentamento e interação com outros podem incluir:
- Dificuldade na escola
- Problemas para se dar bem com os outros
- Pobres habilidades sociais
- Problemas para se adaptar à mudança ou mudança de uma tarefa para outra
- Problemas com comportamento e controle de impulso
- Pobre conceito de tempo
- Problemas para permanecer na tarefa
- Dificuldade em planejar ou trabalhar em direção a um objetivo
Quando ver um médico
Se você está grávida e não consegue parar de beber, peça ajuda ao seu obstetra, médico de atenção primária ou profissional de saúde mental.
Como o diagnóstico precoce pode ajudar a reduzir o risco de problemas a longo prazo para crianças com síndrome alcoólica fetal, deixe o médico do seu filho saber se você bebeu álcool enquanto estava grávida. Não espere que os problemas surjam antes de procurar ajuda.
Se você adotou uma criança ou está prestando um lar adotivo, você pode não saber se a mãe biológica bebeu álcool durante a gravidez - e pode inicialmente não lhe ocorrer que seu filho pode ter síndrome alcoólica fetal. No entanto, se seu filho tiver problemas com o aprendizado e comportamento, converse com seu médico para que a causa básica possa ser identificada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário